-
Arquitetos: SO&CO
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hayato Wakabayashi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado a 5 minutos a pé da estação de Funabashi (Chiba, Tóquio), perto do elevado de Keisei, e é acessado por uma travessa.
Funabashi é uma grande cidade dormitório que se desenvolveu após os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 e até hoje segue em expansão.
Embora a área da estação tenha sido completamente renovada e as estradas principais norte-sul estejam em manutenção, o entorno do terreno é uma área residencial antiga, cheia de edifícios de madeira, espremidos em um tecido urbano compacto composto por pequenas vielas.
A rua que dá acesso ao terreno é uma travessa pedonal sem saída que serve a várias casas e edifícios de apartamentos, onde seus moradores passam e se cruzam todos os dias, formando a vizinhança desse projeto.
Originalmente, a vizinhança não tinha em mente ter qualquer tipo de espaço público comum, como uma praça, por exemplo. No entanto, com a geometria e o posicionamento do terreno, foi possível aumentar intervir no espaço para criar o que chamou-se de Parque Roji, que pode ser traduzido como um quadrado em um beco.
Tendo a viela apenas 2 metros de largura, o novo regulamento exigia que os novos edifícios tivessem um recuo de 1 metro, a fim de ampliar as passagens para 4 metros no total. No entanto, como alguns dos prédios próximos ao local são antigos, a passagem em si tem uma aparência estranha. Nessa situação, o partido do projeto foi criar um espaço mais amplo para que todos pudessem desfrutar.
A ideia principal é que, com o desenvolvimento do Parque Roji, desenvolva-se também um espaço de vizinhança.